Como executar uma campanha Hashtag

Como executar uma campanha Hashtag

Agora, quando quase todas as plataformas de mídia social suportam hashtags, a maioria das organizações está executando campanhas bem-sucedidas baseadas em hashtags ou uma delas. Muitas marcas muitas vezes apresentam uma hashtag geralmente no final de seus anúncios. Os programas de TV exibem hashtags quando os créditos são exibidos, enquanto as celebridades usam hashtags para se promover.

Na maioria dos casos, as hashtags geram conversas sobre produtos específicos ou tópicos específicos. No entanto, as empresas também podem usá-las por outros motivos. Uma hashtag pode ser usada para comercializar novas campanhas e produtos, realizar concursos e competições, solicitar aos fãs que forneçam informações sobre o desenvolvimento de uma nova empresa ou vincular uma marca a uma notícia ou item famoso.

No entanto, um dos melhores aspectos das campanhas de hashtag é que elas são muito econômicas ou mesmo completamente livres, às vezes. Escusado será dizer, quanto mais estrategicamente você gastar dinheiro em uma campanha de hashtag, maiores serão as recompensas.

Aspectos fundamentais a considerar ao lançar uma campanha Hashtag

Você deve ter ouvido falar do Twitter, Facebook, Pinterest, LinkedIn, Instagram, etc. A lista é bem longa. Você tem mais de cinquenta meios de comunicação social para escolher, então você pode ser tentado a criar seu perfil em várias redes sociais, mas é importante considerar os seguintes fatores antes de iniciar sua campanha de hashtag.

# 1. Seu público

Seu público-alvo é uma das considerações mais importantes. Você terá que descobrir o canal que seu público provavelmente usará. Por exemplo, se sua empresa tiver um modelo B2B (ou seja, vender seus produtos para outras empresas), o LinkedIn provavelmente será mais relevante ou adequado em comparação ao Facebook. Por outro lado, se sua empresa vende seus produtos diretamente aos consumidores, seu público provavelmente estará mais ativo no Twitter, no Facebook ou no Instagram.

# 2. Seus recursos

Quem será responsável por gerenciar seu plano e estratégia de mídia social? Você também deve determinar os recursos financeiros que você pode investir em suas campanhas de hashtag, que dependerão do seu orçamento de marketing. Tenha em mente que as contas de mídia social sem atividade são piores do que não ter nenhuma presença. Esse fator terá um papel vital na escolha de um canal apropriado.

# 3. Seu plano 

Você desenvolveu um plano de conteúdo detalhado e abrangente para sua campanha de hashtag? Configurar uma conta em uma plataforma de mídia social geralmente é a parte fácil. Por outro lado, ter um plano de conteúdo eficaz e sólido para engajar e conectar-se ao seu público-alvo é muitas vezes a chave para uma campanha de hashtag bem-sucedida. Você simplesmente não pode desenvolver o conteúdo sem conhecer as redes que você usará. Por exemplo, post copy tende a funcionar bem no Facebook, mas pode não necessariamente se traduzir em um tweet envolvente ou de qualidade.

Um guia passo a passo para iniciar sua campanha Hashtag

Etapa 1. Pesquise sua marca e seus concorrentes

Você terá que determinar a posição atual de sua marca em várias plataformas de mídia social. Isso envolve descobrir como você é influente no Instagram, no Twitter e em outros meios populares. Quem está falando e blogando sobre sua marca e qual é o contexto? Que tipo de resposta você está recebendo de seus fãs. Quais palavras-chave estão associadas à sua marca? Estas são algumas perguntas vitais que você terá que responder antes de iniciar sua campanha de hashtag.

Para conseguir isso, você pode fazer o seguinte:

  1. Meça a influência atual de sua marca. Você usará essas informações para a análise pós-campanha. A métrica de influência deve incluir seus seguidores existentes, bem como fontes e colaboradores. Sua influência em tempo real pode ser medida usando uma ferramenta de monitoramento. Isso fornecerá informações vitais, como alcance, colaboradores, usuários influentes, impressões e muito mais.
  2. Determine quais palavras-chave relevantes o nome da sua marca está associado e compile uma lista . Pesquise essas palavras-chave no canal de mídia social em que você estaria executando a campanha. Conhecer essas palavras-chave pode ajudar você a criar hashtags, conceitos e cópias relevantes para a campanha.

É tão importante monitorar seus concorrentes quanto monitorar sua própria marca. Isso permitirá que você obtenha uma perspectiva mais ampla e melhor do seu setor e forneça orientação no desenvolvimento de sua campanha de hashtag. Não é uma boa ideia executar uma campanha semelhante à do seu concorrente.

O método de pesquisa é bem simples. Você terá que avaliar seu alcance atual e seguir em vários meios de comunicação social, ler cuidadosamente suas cópias e monitorar seus influenciadores. Analisar a estratégia de seus concorrentes provavelmente revelará informações valiosas que podem ser usadas em sua campanha de hashtag.

Etapa 2. Defina as metas da sua campanha

Sua equipe de campanha deve definir as metas da campanha de hashtag  antes de  desenvolver a estratégia e o conteúdo da campanha. Você pode se envolver facilmente ao impulsionar a inovação e a criatividade em torno de sua campanha, a ponto de seus KPIs e métricas de negócios principais não ficarem claros.

Você precisa descobrir o objetivo da sua campanha de hashtag, que poderia ser aumentar a conscientização sobre um novo produto, aumentar o número de seguidores ou instar os consumidores a fazer o download do seu aplicativo . Várias métricas, como o número de seguidores, menções e RTs, inevitavelmente melhorarão como resultado de uma campanha de hashtag bem-sucedida. No entanto, é vital para definir seus objetivos, pois é extremamente crucial para conceber uma estratégia de conteúdo eficaz e sólida.

Por exemplo, para medir com precisão a conscientização, métricas como alcance, volume, amplificação e exposição serão vitais. Da mesma forma, para engajamento, as métricas relevantes serão o número de retweets, respostas, comentários, participantes e assim por diante.

Etapa 3. Crie uma Hashtag que ressoe com seu público

Uma ótima hashtag é um elemento vital de qualquer campanha de hashtag. Sem uma hashtag eficaz, não haverá ligação entre o conteúdo gerado e o concurso. Em poucas palavras, as hashtags ajudam a desenvolver sua marca e a contestar o reconhecimento, servindo como um meio de compartilhar e impulsionar a participação do usuário.

Entretanto, criar uma hashtag que ressoe com seu público pode ser complicado. Se o seu concurso tiver um período de tempo específico e pretender criar uma hashtag cativante e única, então deve ser:

  • Baixo
  • Memorável
  • Relevante
  • Raro
  • Universal

A Mint.com, uma empresa de gerenciamento on-line, desenvolveu uma hashtag atraente e eficiente, usada para o concurso #MyMintMoment. Este concurso foi bem sucedido por várias razões, sendo uma delas a sua brilhante hashtag. #MyMintMoment foi curto, simples, memorável e fácil de compreender. Ele ressoou com o público e teve um tema claro e claro.

Twitter

Etapa 4. Execute a campanha com sua equipe e influenciadores

Semelhante a uma campanha de captação de recursos, é importante ter sua equipe e influenciadores a bordo. Entre em contato com seus influenciadores e parceiros de marketing, especialmente aqueles com muitos seguidores, e peça-os para twittar, postar ou blogar sobre sua campanha de hashtag. Pode ser tão simples quanto oferecer texto de amostra ou outro conteúdo que possa copiar e colar facilmente.

Outra boa ideia é convidar a participação e participação de sua equipe e comunidade. As campanhas de hashtag são divertidas porque qualquer pessoa pode se tornar parte da conversa. Para impulsionar o envolvimento e as respostas, faça algumas perguntas relevantes aos seus fãs. Isso não apenas impulsionará o engajamento e a participação, mas também poderá levar a algumas informações úteis sobre seu público.

Passo 5. Aumente sua campanha Hashtag

Existem várias maneiras de impulsionar sua campanha de hashtag. Alguns deles são discutidos abaixo.

# 1. Executar sorteios para aumentar a audiência

Às vezes, oferecer uma recompensa valiosa pode ajudar a promover sua campanha de hashtag e permitir que ela ganhe alguma tração. Você pode executar sorteios no Instagram ou no Twitter solicitando que as pessoas curtam e compartilhem sua postagem. A escolha de um vencedor aleatório de vários participantes é importante. Para garantir que seu vencedor seja aleatório, você pode usar várias ferramentas on-line. Por exemplo, aqui está um exemplo perfeito de executar um sorteio.

By |2019-07-05T17:24:20-03:00julho 5th, 2019|Categories: Sem categoria|0 Comments